Quero mudar, mas não sei como

Muitas pessoas desejam mudar algo em si, um comportamento recorrente, mudar de profissão, de parceiro… e ficam perdidas, paralisadas, procurando, ou melhor, esperando por uma solução miraculosa.
A questão é que nenhuma mudança é possível sem dedicação e sem prática. Para tudo na vida. Se você está, por exemplo, planejando mudar de casa, vai ter trabalho pela frente: transporte, mobília adequada para os espaços…
e, por fim, precisará de um tempo para se adequar às novidades. Parece um exemplo bobo né? Mas todo mundo um dia passa por uma mudança dessa e até isso exige ‘dedicação e prática’.
Agora, na área emocional ou na área de mudança de comportamento a gente ainda tem uma certa uma ilusão infantil, um paradigma, de que precisa ser mágico, ou seja, o resultado é imediato.
Isso me lembra aquela historinha que ouvia quando criança sobre o Pedrinho. Um menino que mentia muito e quando resolveu falar a verdade ninguém mais acreditou nele. Moral da história: “Pedrinho aprendeu a lição e nunca mais mentiu”. Essa é a maior mentira que contaram pra gente! Por quê? Ora, porque nos faz acreditar que no momento em que entendemos que é importante mudar, pronto! É como se automaticamente mudássemos. Mas os comportamentos são recorrentes, principalmente aqueles nos quais somos viciados e, em geral, nem nos damos conta.
Mudar comportamento, gerir emoções, passa fundamentalmente pelo autoconhecimento. É preciso ver o que você quer mudar. Qual a origem desse comportamento? Onde é que o aprendeu? Com quem? E como você se tornou essa pessoa? Você irá descobrir muito sobre o que não quer e, a partir daí, terá clareza sobre os comportamentos novos que deseja eee… e agora é treino. É dedicação para instalar a prática. Hoje, já sabemos que o treinamento para a mudança é emocional. Via cérebro não mudamos comportamento, nós adquirimos informação. É por isso que somos um monte de seres humanos com muitaaaa informação e pouquíssima consciência. E é pelo autoconhecimento que transformamos a informação em consciência.
Passada essa etapa, não há mágica. Michel Jordan, considerado o maior jogador de basquete de todos os tempos, relatou que errou 9.000 cestas e perdeu quase 300 jogos e ele creditou seu enorme sucesso às falhas e aos fracassos. É que a cada falha ele treinou! Treinou acertar. Não desistiu. Perdoou-se a cada erro. E ele teve sucesso.
Dedicação e prática. E é hoje! Sim, amanhã você vai precisar treinar de novo, mas não se preocupe, quando o amanhã chegar ele vai virar ‘hoje’. Por isso, siga investindo todo dia em você.

Comentários

  1. Oii que texto lindo, eu estava precisando,obrigada pelo texto que trouxe esperança hoje, amanhã quem sabe.
    bjs boa noite!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vilma agradeço a sua presença, e saiba:
      Mas glórias damos a Deus, que nos fortalece a cada manhã para fazermos de nossos dias, uma página da suas reais provas ao mundo de que Deus existe e nos ama, pois nos criou para expressar esse amor e transmitir da beleza de um sorriso e no calor de um abraço, toda essa imensidão do Amor de Deus.
      Biografia e Frases de Gesiel De Oliveira Gesiel De Oliveira

      bju

      Re

      Excluir
  2. Bom dia Re
    Todos nós precisamos de algumas alfinetadas,para pensar melhor,temos que mudar sempre para nossa melhora faz parte da vida,isto nos enriquece no dia a dia.
    Muito bom que vc mandou esta postagem para nós.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Significado mesmo? Tem, mas acabou.

Certos Melindres

Gentileza gera gentileza! E você, o que gera?