Natal - Que Data é Esta? (Repost)



Você já parou para pensar no que realmente nós temos de ligação com o Natal?

Já conseguiu esquecer um pouco o tradicionalismo da data e se pôr um pouco a pensar em que, de fato, a data representa?

 Já sei: você vai responder que é o nascimento de Jesus, nova vida, renovação, recomeços e tudo o mais que aprendemos e ensinamos, todos os anos.


Seja apenas uma criatura de Deus. Despoje-se do seu título, da sua posição clerical, da sua ordenança, da sua fé, de toda as defesas litúrgicas. Seja apenas você.
Digamos que a data comemorativa não tivesse essa conotação e exposição mundial. Fosse apenas a data de aniversário do seu bairro, fundado a pouco menos de um ano. Agora, toda essa expressividade mundial não existe. Vinte e cinco de dezembro é apenas uma data que você e alguns poucos vizinhos do seu bairro sabem do que se trata.

Diga-me agora: como seria essa data? Que sentido ela teria pra você? Que importância você e seus vizinhos dispensariam para esse dia?


Para muitas pessoas ao seu redor e, ao redor do mundo, 25 de dezembro é uma data como outra qualquer. Para nós, ela tem um sentido diferente, é claro. Mas não deveria ser assim, não é mesmo? Estamos comemorando a data ou trazendo à memória o seu aniversariante? Você e seus vizinhos comemorariam a data de aniversário do bairro ou trariam à lembrança o nome da pessoa que dá nome ao bairro, aquele mineiro que lutou pela sua vida e dos seus companheiros?
Como seria bom se utilizássemos da mesma sensibilidade que nos aflora neste período do ano em todos os outros dias de cada mês.

Natal. Que data é esta que nos faz tirar os olhos da Luz, ofuscados pelo esplendor da belíssima árvore natalina; das estrelas brilhantes nos postes da avenida; das canções repetitivas e melancólicas?

Que data é esta?


Autor: Rod Fernandesa  |  estudosgospel.com.br  


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Significado mesmo? Tem, mas acabou.

Gentileza gera gentileza! E você, o que gera?

Certos Melindres