Google+ Followers

Seguidores

domingo, 13 de setembro de 2009

Dar, verbo transitivo



DAR”  era um verbo muito simples mas, como sempre acontece com a humanidade, tornou-se mais complexo ao longo do tempo.
Em um dicionário sem muitas ambições, contendo apenas o essencial, encontrei nada menos que 38 acepções.
São 38 sentidos diferentes com os quais  podemos vestir a mesma palavra; sem contar  as variações, os matizes, as expressões visuais e labiais, com  os quais somos capazes de colocar e impor significados completamente diversos ao que as simples palavras indicariam.
Dar”  é “ceder”, “doar”, “presentear”, “oferecer”;
até aqui há uma manifesta boa vontade, um carinho para com o outro, um altruísmo sincero e uma preocupação bem intencionada de tornar melhor a vida do vizinho.
Mas aí começam outras intenções: “render” , “produzir” , “resultar”, impõem atenção, exigem algo; e é uma exigência explícita, um dever, dos outros  para nós;  não uma concessão nossa a favor deles.
Seu trabalho deve “render” um resultado, deve “resultar” em um lucro, deve “produzir”  uma vantagem;  já não gostei muito...
A criança coloca isso facilmente: Me esse brinquedo ai; eu gostei, eu o quero, ele é meu. Se ela não for corrigida em tempo, vai fazer isto pelo resto de sua vida. E não só com os brinquedos.....
Ditar”, “cometer” , são outras formas de imposição e de controle e nem propõem uma eventual troca.  Fixam regras, e basta.
Se dá uma ordem, uma tapa, um castigo, uma bronca... ou um “fora”.
É bom tentar fugir desses usos.
Mas tem também significados inócuos; e outros, mais suaves:
o relógio as horas, o rádio uma notícia, amigos se dão bem;
pode-se dar um bom exemplo, ou dar atenção ao que se escuta;
pode-se dar aula, ou dar uma esmola.
Assim, não é propriamente o verbo  que empresta o valor correto à ação; é o complemento, o que vem depois.
Até o reflexivo, que representa  normalmente um ato de egoísmo, pode ser transformado em algo bom: dar-se aos outros; conceder-se sem reservas; oferecer-se  inteiramente, com o melhor que se tem. 
“.... e você trabalhará a terra , e lhe dará  tão só água e sementes.....e ela, com gratidão, lhe dará todos os seus frutos, que constituem a sobrevivência sua e da sua raça.....
Bom de verdade, muito bom.....dar é a melhor ação que alguém possa realizar. 


Texto de  Romano Dazzi


3 comentários:

  1. Adorei o verbo, seu blog tá lindo amiga!!! Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Bem explicativo, Regina. Muitas são as formas de interpretar porque depende do que a pessoa está querendo realmente dizer né?
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Regina!

    Belo texto que nos fazer pensar muito bem no significado desse termo no nosso dia a dia. O verbo dar tem muito significados, tanto significados reais como significados figurados.

    Abraços

    Francisco Castro

    ResponderExcluir

Leitores do Blog