Mecanismos e Sites de Busca: Diferença

Autor do texto: Ruy Miranda

Texto extraído do site:    http://www.otimizacao-sites-busca.com/ 

Mecanismo de busca é a mesma coisa que site de busca, mas no Brasil se usa mais a expressão 'site de busca'. Em menor escala usa-se também a expressão 'engenho de busca'. Qual destas expressões é melhor?

Mecanismo de busca é a mais adequada porque são serviços que diferem muito de um web site tradicional. A expresão 'site de busca' não está errada, por se tratar porque se trata de um espaço virtual ocupado em uma rede mundial como os demais web sites, mas tais sites oferecem serviços muito diferenciados, e para oferecê-los, necessitam de complexas estruturas operacionais.

Por trás de qualquer mecanismo de busca existe uma complexa programação que envolve busca, transmissão de dados para uma central, tratamento desses dados, cálculos, disponibillização de dados. Por outro lado, um web site tradicional é apenas um conjunto de dados que são armazenados em uma máquina e apresentados ao usuário sob determinados comandos. Por isso, a expressão 'site de busca', a despeito de ser mais usada no Brasil, é menos apropriada do que 'mecanismo de busca'.

Existe outra razão para se preferir a expressão 'mecanismos de busca': evitar confusão aos usuários. Basta pensar na seguinte explicação sintética: o site de busca é um lugar onde se acessa os sites. Isso confunde o iniciante. Por outro lado, a mesma explicação sintética fica assim: mecanismo de busca é o lugar onde se acessa o site. Esta fica mais compreensível para o iniciante.

Por outro lado, o substantivo 'engenho' em português está mais ligado a capacidade; o mesmo substantivo em inglês – engine – está mais ligado a significados como 'instrumento', 'agente'. Por isso a expressão 'search engine' é apropriada na língua inglesa, mas sua tradução literal - 'engenho de busca' - é inapropriada na língua portuguesa.
Em Portugal usa-se também a expressão 'motor de busca', mas ela é inadequada no Brasil, onde a palavra 'motor' tem conotação muito específica.

Por tudo isso optei por usar a expressão 'mecanismos de busca' neste site. A meu ver, 'site de busca' é a expressão menos indicada, e provavelmente a expressão 'engenho de busca' não vai 'pegar' aqui, embora seja a mais usada na língua inglesa.


CADASTRE SEU BLOG:


Divulgador DataHosting 

(cadastre o seu Blog em 321 mecanismos de
 buscas gratuitamente)

Comentários

  1. Muito legal seu texto contendo essas informações, ajuda bastante a todos, mais uma boa dica.
    A paz

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Significado mesmo? Tem, mas acabou.

Gentileza gera gentileza! E você, o que gera?