Fraude por EMAIL

Fonte: Geek Brasil

O site da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa -  RNP  alerta usuários que querem estar atualizados sobre dos perigos que circulam através dos emails, ou phishing - a fraude via correio eletrônico.
O Centro de Atendimento de Incidentes de Segurança -  CAIS , é um veículo que contém informações atualizadas das ameaças identificadas na rede e pode ajudar a evitar a propagação de malware ou prejuízos, ao clicar em links de páginas falsas criadas como iscas por cibercriminosos.
A RNP traz em seu site  uma lista de todas as fraudes identificadas desde o começo de 2008, além de contar com a colaboração de usuários através de dois endereços de email: artefatos@cais.rnp.br, para envio de links maliciosos encontrados, e phishing@cais.rnp.br, para alertar a respeito de páginas falsas de empresas e instituições.
A RNP possui um sistema de busca e uma página com formulário de envio de informações, além da listagem com informações detalhadas sobre os emails, com imagens e textos originalmente distribuídos pelos hackers.
Para os que querem se inteirar dos últimos perigos sem precisar acessar freqüentemente o site, a RNP oferece o boletim CAIS Alerta , um informativo periódico distribuído via lista de email.
Fraudes identificadas e divulgadas pelo CAIS
A partir de 2008, todas as fraudes identificadas pelo CAIS estão sendo ordenadas de acordo com a data de distribuição e disponibilizadas para consulta, com o intuito de conscientizar a comunidade sobre os principais golpes que estão em circulação.
Para reportar fraudes:
links maliciosos: artefatos@cais.rnp.br
páginas falsas de instituições: phishing@cais.rnp.br

Comentários

  1. Parabéns o blog esta muito bonito. E obrigado pela postagem de alerta

    ResponderExcluir
  2. Importantes estes alertas. Todo cuidado é pouco.

    Abraços,
    Serenissima

    ResponderExcluir
  3. Poxa!
    Bacana essa iniciativa! A gente tem que ficar sempre em estado de alerta!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Rê,

    È sempre muito bom repassar essas notícias, pois tem muita gente que ainda não lidar direito com a Internet e e-mails, e acabam caindo nas maiores ciladas.

    Muito bom!

    Bjs.

    Rosana.

    ResponderExcluir
  5. Saudações!
    Amiga Regina,
    Parabéns pelo novo Blog, Magnífico!
    Obrigado pelas recomendações!
    Parabéns pelo Post!
    Abraços fraternos,
    LISON.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Significado mesmo? Tem, mas acabou.

Gentileza gera gentileza! E você, o que gera?