Google+ Followers

Seguidores

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Fraude por EMAIL

Fonte: Geek Brasil

O site da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa -  RNP  alerta usuários que querem estar atualizados sobre dos perigos que circulam através dos emails, ou phishing - a fraude via correio eletrônico.
O Centro de Atendimento de Incidentes de Segurança -  CAIS , é um veículo que contém informações atualizadas das ameaças identificadas na rede e pode ajudar a evitar a propagação de malware ou prejuízos, ao clicar em links de páginas falsas criadas como iscas por cibercriminosos.
A RNP traz em seu site  uma lista de todas as fraudes identificadas desde o começo de 2008, além de contar com a colaboração de usuários através de dois endereços de email: artefatos@cais.rnp.br, para envio de links maliciosos encontrados, e phishing@cais.rnp.br, para alertar a respeito de páginas falsas de empresas e instituições.
A RNP possui um sistema de busca e uma página com formulário de envio de informações, além da listagem com informações detalhadas sobre os emails, com imagens e textos originalmente distribuídos pelos hackers.
Para os que querem se inteirar dos últimos perigos sem precisar acessar freqüentemente o site, a RNP oferece o boletim CAIS Alerta , um informativo periódico distribuído via lista de email.
Fraudes identificadas e divulgadas pelo CAIS
A partir de 2008, todas as fraudes identificadas pelo CAIS estão sendo ordenadas de acordo com a data de distribuição e disponibilizadas para consulta, com o intuito de conscientizar a comunidade sobre os principais golpes que estão em circulação.
Para reportar fraudes:
links maliciosos: artefatos@cais.rnp.br
páginas falsas de instituições: phishing@cais.rnp.br

6 comentários:

  1. Parabéns o blog esta muito bonito. E obrigado pela postagem de alerta

    ResponderExcluir
  2. Importantes estes alertas. Todo cuidado é pouco.

    Abraços,
    Serenissima

    ResponderExcluir
  3. Poxa!
    Bacana essa iniciativa! A gente tem que ficar sempre em estado de alerta!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Rê,

    È sempre muito bom repassar essas notícias, pois tem muita gente que ainda não lidar direito com a Internet e e-mails, e acabam caindo nas maiores ciladas.

    Muito bom!

    Bjs.

    Rosana.

    ResponderExcluir
  5. Saudações!
    Amiga Regina,
    Parabéns pelo novo Blog, Magnífico!
    Obrigado pelas recomendações!
    Parabéns pelo Post!
    Abraços fraternos,
    LISON.

    ResponderExcluir