Fato?? Não... problema!

Em mais uma de minhas incansáveis buscas no interior de minha mente, ontem, me ocorreu uma idéia que quero dividir com todos para saber se sou incoerente demais, louca demais ou com tempo ocioso demais.
Eu estava analisando a sutil – e importantíssima – diferença entre um problema e um fato. Tenhamos em mente que precisamos analisar no senso comum, no geral. Analisar cada caso levaria uma eternidade, e convenhamos, esta nem se trata de uma teoria que modificará o mundo. Talvez a proposta dela seja aumentar a possibilidade de tentarmos modificar a maneira como encaramos nossa vida. Talvez um “brincar de Poliana” dos tempos hodiernos. Uma perspectiva mais “pra frentex” das merdas que acontecem conosco.
Vamos lá.
Você consegue definir para mim o que é um problema? Ou um fato?
Tenho para mim que problema é toda situação que requer solução.
Seja ela fácil ou difícil, rápida ou demorada. Mas há uma solução. Sempre há. Quando um problema não tem solução automaticamente ele deixa de ser um problema e passa a ser um fato, ou seja, algo que irreparavelmente vai acontecer, faço o que fizer. Deixo claro aqui que nem fato e nem problema são ruins ou bons. Às vezes são um, outras são outro, mas não são facilmente definidos apenas pela sua descrição. Há necessidade de um entendimento maior dos mesmos para que se possa adjetivá-los desta forma.
Vejamos os exemplos. A morte? Fato ou problema?
Fato. Ela vai acontecer, quer você queira, quer não. Não há solução que evite que ela aconteça. É ruim? Não, é apenas um fato.
Ficar doente por conta do cigarro? Problema. Você foi imbecil o suficiente para manter-se preso a algo que, aplicando a lei do máximo, o máximo que faria era te matar com alguma doença muito bizarra.
Geralmente queremos que o fato vire problema e o problema vire fato. Tentar entender que um fato simplesmente é deve ser algo além da imaginação. É no sentido “ser” da coisa e não somente um verbo de ligação. É. Ele existe, acontece. Irremediavelmente acontece. O problema aparece como desafiador de nossa capacidade psico-intelectual. Ele aparece para que aprendamos a lidar com as mais diferenciadas situações. Para que achemos, muitas vezes, de tão complicado, que não tem solução. Problema aparece para que possamos crescer.
Tentamos resolver o fato e explicar o problema.
Somos seres humanos.
Fato ou problema?


Escrito por Luda Rodriguez

Comentários

  1. Sabe amiga, temos muitos mesmo, mais graças a Deus temos força e alimento que vem por intermédio de seu amor, e vamos vivendo nosso dia a dia, andando com que podemos e caindo com que não podemos.
    Abraços forte
    Obs Podemos ser poarceiros aqui no blog?
    Se sim me deixe um recado la no mural de recados do blog

    ResponderExcluir
  2. 'Somos seres humanos. Fato ou problema?' Fato. Não temos como mudar isso, mas claro que isso não significa que não somos problema para Terra. neste quesito, o de sermos humanos, não podemos achar uma 'solução' mas quem sabe a Terra ache. Adorei o texto ;)

    ResponderExcluir
  3. De fato, os problemas são para crescimento, não acredito que você não aprenda nada com um problema, seja ele qual for, sempre se cresce um pouco mais, e concordo plenamente com seus pensamentos!
    Ta de parabéns com blog!

    Beijos Verdes

    ResponderExcluir
  4. nossa Re! dessa vez você extrapolou...nem sei direito o que dizer, mas, penso que a vida está aí pra ser vivida, com seus fatos e problemas....o lance é procurar fazer de tudo o reconhecimento da bêncão de Deus e ser feliz

    ResponderExcluir
  5. Show de bola esse texto. Realmente, a morte é um fato. E foi por isso que aprendi a viver, se antes centrava nos problemas, agora busco a solução. Assim, fiquei mais feliz. Parabéns! Regina.

    Abraços! Sheila.

    ResponderExcluir
  6. Não há o impossível que Deus não possa fazer..."lançar sobre ele toda a ansiedade"
    I Pe 5:7

    ResponderExcluir
  7. Oi Moça

    Acho que a única coisa que devemos fazer quando um problema vira fato é tentar conviver com ele. Lutar contra acaba virando uma coisa em vão e gasta muita energia desnecessário. Melhor reservá-la para resolver os problemas da vida...
    Alem do orkut, to te seguindo aqui também.

    Beijo!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Rê, venho anunciar que tem um selo esperando por você lá no meu blog Antenado!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi! Muito bom o seu blog!
    É verdade, às vezes queremos transformar fatos em problemas, e isso nos faz sofrer buscando uma solução que não existe.

    ResponderExcluir
  10. Gente, meu texto!!!
    Adorei, divulgue sempre!
    e passe lá sempre que quiser!!!
    Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Significado mesmo? Tem, mas acabou.

Certos Melindres

Gentileza gera gentileza! E você, o que gera?