Twitter eu, Twitter tu, Twitter nós!!!!


O que é Twitter
Twitter é uma mistura de blog com MSN, com mensagens de texto limitadas a 140 caracteres. Parece um blog porque você tem um endereço seu (twitter.com/seunick) posta pensamentos, sentimentos, diz o que está fazendo, de forma aberta, pra todo mundo. Parece um comunicador instantâneo porque você pode interagir e conversar com as pessoas. Você pode ler tudo o que todo mundo escreve abertamente no Twitter mesmo não sendo um usuário. O Twitter é um streaming de micro-posts.


O que significa Twitter
Na Wikipedia
você encontra muitas explicações, mas vamos ao básico. Twitter é o mesmo que "chilrear" (ô língua portuguesa!), o barulhinho que os pássaros fazem quando ficam de ti-ti-ti pra cá e ti-ti-ti pra lá. (Também é uma conversinha boba cheia de risadinhas). Cada "tweet", é como se fosse um pio que o passarinho dá (um dos ícones do Twitter é um passarinho azul). A analogia é boa porque pelo Twitter você dá uma "bicadinha" nas conversas, de pouquinho, coisa de passarinho. Podemos dizer que o Twitter é uma imensa árvore onde os passarinhos ficam piando sem parar.

Qual a vantagem de twittar?
No Twitter, como em qualquer boteco ou "point", o que vale são seus frequentadores. A grande vantagem que eu vejo é que no Twitter você pode tanto conversar com alguém (como MSN) ou simplesmente postar como broadcast (para todos). Você não precisa dialogar, você pode apenas publicar links, novidades, comentar coisas. O bom do Twitter é que você tem acesso a informações e opiniões em tempo real e direto na fonte. Mesmo os portais, os jornais, que twittam de forma automática, são interessantes. Você tem, uma janela que mistura amigos, jornais, empresas. E o melhor de tudo: você pode twittar de praticamente qualquer lugar. Da barra do browser, de janelinhas, via email, pelo celular, pelo Skype, enfim, praticamente tudo está integrado com o Twitter. Pensou, twittou.

Como faz?
Entre no Twitter, abra uma conta. Lá mesmo você pode ver quais amigos seus no Gmail tem twitter. Siga os que você quiser. Procure uma pessoa que você acha legal e tem twitter e veja quem ela siga. Enfim, procure em listas, no Google, pessoas legais pra seguir. Se depois você mudar de idéia, deixe de segui-las. Para postar você simplesmente escreve e manda. Existem dois sinais gráficos comuns no Twitter, o @ e o # O @ é usado antes do nome. Escrevendo @rebonelli você manda um post pra mim. O # é usado para criar um hashtag, um tema, um assunto, um "tag". Assim, se eu estiver falando sobre o Oscar, eu escrevo #oscar2009. Quem quiser procurar tudo o que foi dito sobre este tema poderá seguir esse tag ou pesquisá-lo
no search do twitter.

Outros detalhes
140 carcteres exige planejamento. Textos curtos, abreviações e links menores. Para isso, usa-se o Tiny URl, ou outro encolhedor de URLs. Muitos serviços já fazem isso automaticamente. Você pode postar links de imagens, de vídeos, mas não os arquivos em si. Você pode filtrar palavras para não ler sobre alguma coisa, pode bloquear pessoas, pode fechar seu Twitter só para amigos autorizados. No Twitter tem gente real, gente falsa, perfil fake, empresas, personalidades duplas, tem de tudo, como em toda a rede. O Twitter é, enfim, uma feira. Não um festival, não uma grande comunidade, mas uma feirinha livre. Com pastel, artesanato, sarau, rodinhas de truco. Acho que eu poderia dizer que o Twitter é o maior blog coletivo do mundo, onde blogueiros e comentaristas estão todos juntos no mesmo barco.

Muita gente twitta, muitas empresas twittam. A mídia não para de fazer matérias sobre twitteiros.
Se você não for daquele tipo orgulhoso que deixa de experimentar só pra manter a teimosia, entre pro Twitter. Se não gostar, saia. Mas dê uma chance para o empirismo antes de formar opinião sem ter jamais tentado. Se eu tivesse um caminhão, hoje eu escreveria no para-choque:
- Amar sem ser amado é como navegar sem ter twittado!

Algumas dicas:
1.º - Faça seu cadastro no Twitter.

1. Para entrar no seu twitter, clicar em login e escrever o nome que escolheu e a senha.

2. Lá na aba de cima você clica em DEFINIÇÕES (Settings) para abrir sua conta. A foto é como no orkut (está na aba IMAGEM). O fundo da página está na aba PROJETO.

3. Você pode usar o tradutor do Google, ele passa direto para português.

4. INÍCIO (HOME) é onde aparecem as mensagens que você escreveu e das pessoas que estão na sua lista. Embaixo da sua foto aparecem:
a) FOLLOWING (seguinte) = as pessoas que você segue
b) FOLLOWERS (seguidores) = as pessoas que seguem você
c) TWETTS = tudo que você escrever aparece.
Ainda na página INÍCIO, veja no canto esquerdo:
→ @(SEU NOME) = ao clicar aparecem todas as mensagens que enviaram para você.
→ DIRECT MENSAGENS = as mensagens que você enviou ou recebeu diretas.
→ FAVORITOS: os que você escolher como favoritos.
5. Em início aparece O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO? (lá em cima), o que você escrever aparece para todo mundo que está te seguindo.

6. Se você quiser escrever para alguém, passa o mouse na mensagem recebida, vai ficar cinza, e no canto esquerdo aparecem uma ESTRELA e uma SETINHA. Clica na setinha, vai aparecer na tela de cima:
@(o nome da pessoa)
Você escreve o recado (até 140 caracteres) e clica UPDATE

OBS.: O tradutor tira as letras do lugar... Quando você escrever seu recado DESLIGUE O TRADUTOR. Depois que enviar o recado, acione o tradutor de novo.

7. Quando achar alguém que você quer seguir, abra na página da pessoa (é só clicar sobre a foto ou sobre o nome) e embaixo da foto, clica em FOLLOW. Essa página ficará na sua lista FOLLOWING (pessoas que você segue).
Quem seguir você (é a pessoa que clicará na sua página) ficará na sua lista FOLLOWERS.

Se você não quiser que alguém te siga, é só clicar no bloqueador (vai na foto, ficará cinza, clica sobre um solzinho e bloqueia).

1001 formas de twittar
Peguei uma amostra de 32 usuários que twittam por diferentes meios. Aliás, esta é a beleza do twitter. Você posta de qualquer lugar, com qualquer ferramenta. Do site oficial, do celular, da barra do navegador, da barra lateral da janela do navegador, pelo Skype, por email, pelo Gmail, pelo iGoogle, por um arsenal de aplicativos e janelinhas que você mesmo escolhe. Nunca vi nada parecido na minha vida online. Todos os dias novas ferramentas integradas ao twitter são desenvolvidas. Veja algumas das ferramentas usadas para twittar.

Ferramenta usada para Twittar
10 via web
(é o site do Twitter em si)
04 twitterfeed
(transfere para o twitter o que vc postou no blog, automaticamente)
02 twitterrific
(aplicativo da Iconfactory para twittar )
02 twitterfon
(aplicativo para twittar pelo iPhone, iTouch)
01 Twitter search
(sistema de pesquisa desenvolvido pela Summize,
que foi comprada pelo Twitter e que está "abalando" o Google...)
01 twittergadget
(para twittar pelo Gmail e iGoogle)
01 twhirl
(aplicativo para desktop, um dos que eu + uso, porque tem
TwitPic para subir fotos e TinyUrl para encurtar links)
01 Ping.fm
(para atualizar vários comunicadores online)
01 Twitterfox
(add-on para o Firefox)
01 Future Tweets
(agende sua twittada para outro momento)
01 pockettweets
(outro aplicativo para iPhone)
01 tweetdeck
(ainda em beta, muito bom, janela completa para
administrar twittadas)
01 hootsuite
(administra várias contas de twitter ao mesmo tempo)
01 Power Twitter
(add-on do Firefox também)
01 twitterbar
(complemento do Firefox para twittar pela barra de endereços.
acho estranho)
01
Tweetburner (twiita e encurta urls)
01 Plinky
(Só vi uma pessoa usando, não achei graça)
01 Twitturly
(Para acompanhar twittadas, na verdade)
É isso. Recomendo começar. É melhor do que parece!
Esse texto foi retirado dos blogs: - http://redemanchete.spaces.live.com/blog/cns!842FD811DFBC1108!676.entry
- http://pro-tai.blogspot.com/2009/09/o-que-e-twitter.html




senyumkenyitkenyit


MEU TWITTER:

Comentários

  1. Oi, Rê!

    Você parece que adivinhou que eu precisava destas informações!!! Fiz meu cadastro ontem à noite e não sei fazer nada lá! rs

    Obrigada!

    Se quiser ser a primeira no meu Twitter:@limaralis

    ResponderExcluir
  2. Oi, Rê!

    Corrigindo... É Limaralis (L maiúsculo)! Rs

    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. uhuuleesss ! viva o twitter.. kkk'

    essa moda pegou meesmo viiu =D

    te seguii lá no twitter..

    beeijos ;*
    www.divinaefeminina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. JURO QUE até hj num vi graça nisso ainda.
    ahaha

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela pesquisa sobre o Twitter. Eu uso essa ferramenta diariamente e estou gostando muito. Lá vc fica sabendo de tudo que anda acontecendo na blogosfera, as notícias, dicas culturais e assuntos mais comentados no momento.

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. ótimo Artigo para mostra para os novatos.
    Atualmente recebo 200 visitas por dia via Twitter e a minha ferramenta do momento Msn sempre achei chato, No twitter posso conversar com todo mundo ao mesmo tempo além de saber o que as pessoas pesam sobre o que está acontecendo no mundo atualmente.

    ResponderExcluir
  7. oi amada, já tentei acho muito complicado sua matéria é excelente bjo ótimo final de semana!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Significado mesmo? Tem, mas acabou.

Certos Melindres

Gentileza gera gentileza! E você, o que gera?